Para manter um veículo alinhado é necessário verificar e regular três ângulos principais, convêrgencia, camber e caster. A manutenção e ajuste destes ângulos tem como objetivo manter a segurança do condutor, economia de combustível e de pneus. Cada modelo de veículo tem seus próprios parâmetros de regulagem que são estabelecidos no momento do projeto.
Convergência
Observando o veículo de cima, é a inclinação da parte dianteira e da parte traseira de cada roda do veículo.
A correção da convergência tem como objetivo manter o equilibrio e estabilidade do veículo quando ele está andando em linha reta. Estes ângulos são sempre ajustados no eixo dianteiro, mas em muitos veículos também é possível fazer esse ajuste no eixo traseiro.
Camber
É o angulo de inclinação da roda quando se observa o veículo pela frente (plano vertical).
O camber regulado dentro das especificações de fábrica preserva a vida útil dos pneus e mantém a estabilidade do veículo. O camber desigual entre os lados no eixo dianteiro pode fazer com que a direção puxe para o lado em que a roda estiver com o camber mais positivo.
Caster
Observando o veículo de lado, é o angulo de inclinação medido entre uma linha imaginária no centro da roda e o ponto de fixação superior da suspensão dianteira.
Tem como objetivo proporcionar firmeza e estabilidade, para que seja feito o mínimo de esforço ao dirigir em linha reta e, também, permitir o retorno das rodas dianteiras à sua posição inicial, após uma curva. Caso uma roda esteja com uma regulagem muito diferente em relação à outra, a direção puxará para o lado onde o caster estiver menor.
Referências