Balanceamento das rodas

Balanceamento das rodas

Quais os benefícios do balanceamento?

O balanceamento das rodas é um procedimento para identificar e corrigir qualquer tipo de instabilidade estática e dinâmica no conjunto roda/pneu. Tanto o balanceamento quanto o alinhamento são importantes para aumentar a vida útil dos pneus e garantir a segurança do motorista. Os pneus alinhados corretamente têm sua vida útil prolongada, além de economizar combustível e previnir manutenções maiores.

Como é feito o procedimento

O mecânico utiliza um equipamento que identifica se há trepidações ao girar a roda e, através de testes feitos pelo equipamento, é informado quantas gramas de chumbo são necessárias para regular e em qual posição da roda esse chumbo deve ser colocado. Enquanto no alinhamento os ajustes são na mecânica do veículo para ajustar os ângulos das rodas paralelas entre si, no balanceamento os ajustes são feitos diretamente nas rodas individualmente, permitindo que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

Quando é necessário efetuar o balanceamento das rodas?

É recomendável que se faça a cada 10 mil km rodados (conferir no manual), após o rodízio dos pneus, reparos na câmara, perceber desgaste irregular dos pneus ou se seu veículo estiver demonstrando qualquer uma das ocorrências abaixo.

  • Trepidação na carroceria ou no volante
  • Instabilidade na direção
  • Perda de tração
  • Dificuldade em manter o veículo na trajetória